sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tank System

Conforme já tinha dito na análise do Piper, vou mostrar os variados tipos de tank disponiveis no mercado, ficando a faltar o itank, penso que seja só esse, mas se faltar mais algum façam favor de lembrar.
(Agora já existem mais alguns modelos no mercado, mas estes continuam a ser os mais usados)
Apesar de alguns defeitos apontados pelos utilizadores mais avançados, para mim este é o sistema ideal para iniciação no mundo do cigarro electronico graças à sua simplicidade e facilidade de uso, os defeitos apontados pelos utilizadores mais avançados é que o vapor é um pouco frio e há uma ligeira perca de sabor, mas eu acho que a sua facilidade de utilização compensa essas falhas principalmente quando nos vamos iniciar nesta nova vida, depois se não estivermos contentes podemos sempre optar por outras opções, com uma bateria tipo Ego com conector 510 temos quase tudo à nossa disposição, até mesmo usando um adaptador.
Já não tinha para comparação o sistema inicial de tank que vem com a maioria dos kits ego, mas como utilizador de um kit desses por mais de dois meses, penso que tenho uma boa base para comparar.

Não se esqueçam que isto não passa apenas da minha opinião, cada um tem a sua e os seus gostos, por isso não tomem isto como sendo o mais acertado, isto não há nada como experimentar e escolhermos aquilo que queremos.





Nestas fotos da esquerda para a direita, primeiro uma bateria de 650mAh com conector 510, um 510-T, 510-T LR com tank XL, Tank tipo A (cone) LR, Tank tipo B (cilindrico) e o Piper/Turbine Tank.



Nesta temos o 510-T versão normal e LR, o LR tem um tank XL em cima, apesar da cor do atomizador ser diferente não é por causa disso que é LR, apenas o escolhi assim para ser mais facil de os diferenciar.


Aqui a designação LR na rosca do atty



No tank B a mesma coisa, tb na rosca a informação que temos um atty LR



No tank A a informação já vem gravada no exterior, o que se torna mais facil de ver.



Aqui os variados tipos de tank, 510-T, 510-T XL, Tank tipo A (é apenas a tampa do atty, mas dá para ver o tamanho), Tank tipo B e o Piper/Turbine.
O 510-T leva cerca de 0.5 ml, o 510-T XL leva mais 10 gotas, o tipo A 1.2 ml (mas o ideal é cerca de 1ml), tipo B 1.8ml e o Turbine que dizem que leva 2.4ml.
Não me parece que o Turbine leve 2,4ml talvez anda mais na casa dos 2ml e mesmo assim é preciso bastante cuidado no seu enchimento, ao contrario dos outros recomendo uma seringa para o seu enchimento.



Turbine/Piper e 510-T Xl



Tank tipo B e 510-T



510-T XL numa bateria Ego e o 510-T como o do kit.



Nesta foto com o cone



Esta é mais para comparar o tamanho porque usam os mesmos atomizadores e tanks.



Mais uma com o cone



Nas baterias Ego ou tipo, é recomendável que acertem aquele buraco com um dos cortes que a bateria tem, para uma melhor experiencia.



Tank tipo A montado



Tank tipo B



Mais uma foto dos diversos tanks, neste caso a focar a zona da tampa e o furo por onde sai o liquido.



Tirando o Turbine todos os outros tanks são identicos a este, tem duas peças na zona do bocal e a tampa em baixo. Para as tirar basta um clip dobrado, depois a sua limpeza é muito mais facilitada, normalmente deixo de molho em agua a ferver.



Nesta foto temos os espigões com os pavios, no caso do Turbine não é necessário furar por isso não ser bem um espigão mas mais arredondado, de resto o funcionamento é identico como se pode ver pelas parecenças.

Vamos ver com fica o interior dos Attys



Turbine/Piper



Tipo A



510-T



Tipo B

Conclusão e algumas recomendações.

Prós e contras:

510-T e LR

A sua autonomia é bastante reduzida sendo melhorada com o tank Xl que passa para cerca de 24 gotas na totalidade, apesar deste defeito para mim é o que dá a melhor experiencia dentro do sistema tank, usando o LR para alguns liquidos nem todos, com este sistema o vapor torna-se mais quente e o sabor mais apurado em relação aos outros, para uma bateria Joye Ego o LR é o recomendado, agora para uma bateria tipo a usada no test ou riva que inicialmente funciona a cerca de 3,7v contra os 3,2v do ego, em alguns liquidos pode perder o sabor, sendo preferivel o atomizador normal. Os tanks XL para mim tem o defeito da boquilha não ser redonda, não são tão confortáveis como os outros.

Tank Tipo A e LR

Bem este foi o sistema inicial dos tanks, penso que não há muito a dizer, para mim é a ultima escolha destes todos mesmo com a versão LR, por isso se forem comprar um kit com o sistema tank recomendo que procurem já com o tank B porque já encontram à venda.

Tank Tipo B e LR

A seguir ao 510-T a versão LR deste tank é a minha preferida, apesar da versão normal ser superior à versão A, isto é um sistema que o liquido nunca mais acaba, mesmo a construção dos tanks parece ser mais robusta que os A, neste caso digo sem duvidas a versão LR porque aqui melhora bastante, ao contrario do 510 que nem em todos os liquidos melhora apesar de na maior parte ser melhor.

Piper/Turbine

A minha experiencia inicial com este tank não foi a melhor como podem ver na review que fiz, que se encontra aqui no Blog.
Depois de ter recebido novos atomizadores e um modelo de tank já diferente, este sistema a mim não me convenceu, o vapor pode ser ligeiramente mais quente que os outros (nem sempre), mas é um sistema muito inconstante, faz menos vapor que os outros, deixa-me um ligeiro arranhar na garganta e se o enchimento não corre bem temos liquido por todos os lados, não vou desistir apesar de não ser um sistema que não traga para a rua, porque tb usei apenas durante o fim de semana enquanto estive em casa.
(Nunca chegou a funcionar como deve ser)
O primário que trás acho que continua ao fim de 2 tanks usados, e penso que seja isso que me arranha na garganta, depois tb não acho a boquilha muito confortável, o plastico é duro e penso que as outras se adaptam melhor, pelo menos para mim.

i-Tank
Não tenho qualquer experiencia com este sistema, mas olhando para as fotos o pavio parece-me tipo Piper/Turbine tank.
Por o que li na loja que os comercializa os tanks são os mesmos usados nos ego-t tipo A, por isso a diferença vai apenas ser na performance do atomizador/pavio.

Se mais tarde experimentar edito esta informação.

Recomendações e manutenção.

Bem as recomendações são variadas e apesar de muitas pessoas terem tido alguns problemas com estes sistemas, a unica coisa que me aconteceu foi no fim de um tank A a tampa ficar presa no espigão do atty, coisa que não foi facil de tirar, mas com paciencia e jeito lá saiu.

Furar os tanks ainda em vazio e não retirar a peça de plastico que vai servir de orientação para depois os meterem sempre na mesma posição, assim há menos probabilidades de haver folgas entre o espigão e o buraco do tank. Ponham sempre o tank com o lado do espigão mais alto no lado da peça de plastico, não vá esta tapar a saída de liquido.

Meter os tanks com o atty fora da bateria, porque assim vai haver menos pressão de ar e o liquido não tem tendencia a subir para a boquilha.

Ao fim de um ou dois tanks se acharem necessário, soprar o atty com força pelo lado que enfiam o tank, vão ver que vai sair liquido pelo outro lado, limpar o excesso de liquido com guardanapo ou rolo de cozinha, ponham sempre papel absorvente à frente antes de soprarem.

Ao fim de 15 dias fazer a limpeza, eu mergulho os tanks em vodka, podem passar em agua corrente ou usar alcool isopropilico, eu uso vodka porque depois não me preocupo com o tempo de secagem.
Há quem seja adepto dos dry burns a seguir a isto, eu nunca o fiz, ao fazerem isso vão queimar o excesso e pode ficar residuos no atty, e tem de voltar a repetir o processo novamente.

Vaporizar com "passas" prolongadas e pouco fortes.

Não vaporizar com o tank na horizontal, deixar o maximo na vertical possivel, isto para não vir liquido para a parte de cima da boquilha.

Não soprar quando se está a vaporizar, porque isso é que vai fazer com que o tank comece a verter, só faço isso com atty's novos, ou se a seguir à limpeza tiver umas "passas" secas.

Não encher os tanks até acima de liquido, deixar sempre um pouco de espaço para haver ar dentro do tank para melhor funcionamento do sistema.

Encaixar sempre bem os tanks, muitas vezes as fugas são porque não estão bem encaixados.

Usar liquidos 60% / 40% de PG e VG no maximo, alguns preferem os liquidos só com base de VG, também podem usar tem é de o diluir com agua destilada ou vodka por causa da viscosidade, já sabem que as diluições vão retirar sabor, por isso quem queira usar apenas uma base de VG convem fazer os liquidos ou arranjar uma loja que os faça com o sabor reforçado para poderem diluir sem perder sabor.

Tb se tiverem mais algumas sugestões de uso ou manutenção é só dizerem, duvidas a mesma coisa.

Links que podem ter alguma utilidade.

Ajuste do pavio


ZOMBIENERD'S PV BLOG

ECF

Limpeza




Volto a dizer que é a minha preferencia e experiencia, todos temos os gostos diferentes, então neste mundo...

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